Quatro habitos diários de pessoas fora da curva

por Steve Magness
Outside
Junho 2017
Tradução Dado Salem



Michael Joyner, médico e pesquisador da prestigiada Clínica Mayo em Rochester, Minneapolis, é um dos seres humanos mais produtivos vivos. Joyner, especialista em fisiologia e desempenho humano, publicou mais de 350 artigos científicos, foi recentemente nomeado ilustre investigador na Mayo Clinic e recebeu uma bolsa no Fulbright Scholar Program. Além de sua pesquisa, Joyner, é anestesista, vê pacientes regularmente e é um mentor para inúmeros líderes, informalmente executando o que ele chama de "minha própria versão de uma escola Montessori". Ele escreve para a Sports Illustrated e é freqüentemente citado como especialista em outras grandes revistas. Joyner, que tem 58 anos é casado, tem filhos pequenos, e ainda é atleta, se exercitando diariamente de 60 a 75 minutos.

Joyner não tem uma mutação genética especial que lhe dê energia sem fim, nem trabalha 12 horas por dia. Em vez disso, ele deliberadamente projetou não apenas seus dias, mas, na verdade, sua vida inteira, em torno de eliminar distrações e decisões não importantes. Por exemplo, ele protege seu tempo dedicado para o trabalho para ter foco profundo (no início da manhã, antes de sua família acordar), embala sua mala de ginástica e almoço com os mesmos itens todos os dias, e deliberadamente se mudou para estar 15 minutos de bicicleta de seu escritório. Ao fazê-lo, ele reserva energia e força de vontade para as atividades que são criticamente importantes para ele.


Pessoas muito eficazes como Joyner escolhem onde concentrar sua energia e protegê-la de tudo o que possa atrapalhar. Isso inclui coisas aparentemente simples, como decidir qual estilo de camisa usar. E Joyner não está sozinho. No relatório do novo livro, "Peak Performance: Elevate your Game", Avoid Burnout e Prospere with the New Science of Success, quase todas as pessoas muito eficazes que falamos tem rotinas diárias desenvolvidas para eliminar o trivial e maximizar o tempo gasto em coisas importantes. Em outras palavras, para ser um maximalista em um campo particular, os melhores do mundo são minimalistas em quase todo o resto. Aqui está o que vc pode aprender com eles.


Evite a fadiga da decisão

No final de 2014, na quarta sessão pública de perguntas e respostas de Mark Zuckerberg - CEO do Facebook, ele foi questionado: "Por que você usa a mesma roupa todos os dias?", Em referência ao seu uniforme quase onipresente de jeans, camiseta cinza e um moletom com capuz.

"Eu realmente quero limpar minha vida para conseguir que eu tenha que tomar o menor número de decisões possíveis sobre qualquer coisa, exceto sobre como servir melhor esta comunidade", ele respondeu. Ele continuou a explicar que, quando tomadas em conjunto, pequenas decisões - como escolher o que usar - somam e podem ser bastante cansativas. "Estou nesta posição realmente afortunada, onde eu acordo todos os dias e ajudo a servir mais de um bilhão de pessoas. E eu sinto que não estou fazendo o meu trabalho se gastar minha energia em coisas que são tolas ou frívolas em relação à minha vida ", disse ele.

Zuckerberg não é o primeiro gênio para simplificar seu guarda-roupa. Albert Einstein tinha um armário cheio de múltiplos ternos cinza. Steve Jobs quase exclusivamente usava uma gola rolê preta, jeans e tenis New Balance. O presidente Barack Obama disse recentemente à revista Vanity Fair que ele só usa ternos cinza ou azul. Mas remover escolhas tão simples realmente afetam o desempenho e nos tornam mais produtivos?

As pesquisas mostram que todos temos uma reserva limitada de energia mental, que, ao longo de um dia, se esgota enquanto a usamos. Por exemplo, um estudo descobriu que os juízes concederam liberdade condicional a 65% dos casos no início do dia, mas quase zero por cento no final do dia, sucumbindo a algo chamado "fadiga por decisão". Os juizes vão se cansando ao longo do dia e tem menos energia para pensar criticamente sobre os casos, optando, em vez disso, pela escolha mais fácil, de não conceder liberdade condicional. Além disso, um estudo recente descobriu que médicos fazem significativamente mais erros no final do dia. Jeffrey Linder, principal autor do estudo, disse ao New York Times: "A noção radical aqui é que os médicos também são seres humanos, e podem estar cansados e piorar a qualidade de suas decisões no final do dia".

Sem dúvida, avaliar se conceder liberdade condicional ou examinar um paciente requer muito mais pensamento do que decidir qual camisa usar. No entanto, mesmo as decisões aparentemente triviais nos esgotam. As experiências mostram que as pessoas que foram forçadas a fazer escolhas entre uma gama de bens de consumo - como a cor da camiseta, o tipo de vela perfumada ou a marca de shampoo - apresentaram um desempenho pior do que aqueles que receberam apenas uma opção em uma série de testes que abrangeu de tudo, desde a resistência física até a persistência e a resolução de problemas. Os sujeitos que foram confrontados com múltiplas escolhas também procrastinaram mais. Os pesquisadores concluiram que, mesmo quando se trata de coisas simples, "tomar muitas decisões deixa uma pessoa esgotada", prejudicando seu desempenho nas atividades seguintes.

Isso não significa que você deve viver no piloto automático. Mas significa que você deve perceber que você tem energia limitada e deveria dedicar-se apenas a coisas que realmente importam, transformando em rotina quase tudo que não é essencial para o que pretende realizar.


Eles se aproveitam seu "cronótipo"

Se o primeiro passo para projetar um dia ótimo é descobrir o que fazer (e, talvez, mais importante, o que não fazer), então o segundo passo é descobrir quando fazê-lo. Em seu livro Daily Rituals, o autor Mason Currey detalhou um dia típico para mais de 50 dos maiores artistas, escritores, músicos e pensadores do mundo. Não surpreendentemente, quase todos eles eram minimalistas, cortando o trivial de suas vidas, e todos eles aderiram a rotinas bastante rígidas. Mas as próprias rotinas variaram significativamente. Isso foi especialmente verdadeiro quando fizeram o melhor trabalho possível. Alguns, incluindo Mozart, fizeram o melhor trabalho até tarde da noite. Outros, incluindo Beethoven, foram mais produtivos no início da madrugada. Não é que esses grandes artistas fizeram o melhor trabalho em uma determinada hora do dia, ou que há uma hora ideal para a produtividade. Em vez disso, cada indivíduo descobriu quando eles estavam mais alertas e focados e desenharam seu dia de acordo. Quer eles soubessem ou não, esses indivíduos estavam otimizando seu dia em torno de seus respectivos "cronótipos", que descreve o refluxo natural e único de energia que cada indivíduo experimenta ao longo de 24 horas.

Os cientistas referem-se àqueles que são mais alertas pela manhã como "sabiás" e aqueles que estão mais alertas na noite como "corujas". Se é uma tarefa física ou cognitivamente exigente, a ciência mostrou que a maioria das pessoas também se esforça melhor no início do dia ou no final do dia. Essas diferenças individuais estão enraizadas nos ritmos biológicos únicos de nossos corpos - quando vários hormônios associados à energia e foco são liberados e quando as temperaturas do nosso corpo aumentam e diminuem.

Os grandes artistas não lutam contra o ritmo natural do seu corpo; Em vez disso, eles se aproveitam dele. Eles planejam intencionalmente seu trabalho de foco profundo mais difícil e exigente (ou, para atletas, seus exercícios) durante períodos em que são os mais alertas. Quando sua biologia muda e tornam-se menos alertas, os grandes artistas se concentram em tarefas que, embora ainda integram seu trabalho, exigem menos atenção. Essas tarefas incluem coisas como responder a e-mails, agendar reuniões ou fazer tarefas básicas.

Então, como você conhece seu cronótipo? Você pode sofrer um extenso trabalho de análise sanguíneo e preencher múltiplas pesquisas, ou você simplesmente pode se perguntar: quando eu estou mais alerta e quando faço meu melhor trabalho? Um pouco de introspecção pode resolver a questão. A parte difícil é agir.


Eles escolhem seus amigos sabiamente

Em 2010, a Academia da Força Aérea dos Estados Unidos começou a entender por que alguns cadetes aumentaram sua aptidão durante seu tempo na academia enquanto outros não. Em um estudo do National Bureau of Economic Research que acompanhou um grupo de cadetes ao longo de quatro anos, os pesquisadores descobriram que, embora houvesse variabilidade nos ganhos e perdas físicos em todos os cadetes, dificilmente houve variabilidade dentro de esquadrões ou grupos de cerca de 30 cadetes para que um indivíduo é atribuído aleatoriamente antes do início de suas atividades no Exército.

Os pesquisadores descobriram que o fator determinante sobre se os 30 cadetes dentro de um esquadrão melhoraram foi a motivação da pessoa menos adequada no grupo. Se eles estavam motivados para melhorar, então seu entusiasmo se espalhou e todos melhoraram. Se, por outro lado, a pessoa menos adequada fosse apática ou negativa, seu esquadrão adotou lentamente esse sentimento também. Assim como as doenças se espalham facilmente por grupos de pessoas próximas, a motivação também.

A motivação não é a única emoção que é contagiosa. A pesquisa mostrou que quando vemos alguém expressar felicidade ou tristeza, as redes neurais associadas a essas emoções tornam-se ativas em nossos próprios cérebros. E o mesmo vale para a dor. Isso explica por que choramos durante filmes tristes, nos sentimos felizes quando estamos com amigos felizes e nos encolhemos quando testemunhamos alguém com dor. Nas palavras da psicóloga da Universidade de Stanford, Emma Seppala, "Estamos ligados para a empatia".

E essa empatia pode levar a ações e comportamentos muito concretos. Estudos mostram que se um dos seus amigos se tornar obeso, você tem 57% mais chances de se tornar obeso. Se um de seus amigos deixar de fumar cigarros, as chances de fumar diminuirão em 36%. Essas influências sociais permanecem surpreendentemente fortes mesmo no caso de conexões de segundo e terceiro grau. Se um amigo de um amigo se tornar obeso, suas chances de ganhar peso aumentam em 20%.

Muitos estudos sobre mudança de comportamento e focam no desempenho do indivíduo, mas o círculo social tem um enorme impacto no comportamento, e os maiores artistas do mundo sabem disso. Trabalhar para construir um melhor Eu quase sempre significa trabalhar para construir uma comunidade melhor.


Eles estão lá para fazer o trabalho

Os melhores artistas projetam seus dias estrategicamente: são minimalistas para serem maximalistas; eles asseguram que seu trabalho esteja em harmonia com seu cronótipo; e eles se cercam de pessoas de apoio e de mentalidade semelhante. Mas projetar o dia perfeito não significa nada se você não aparecer. Nas palavras do escritor James Clear, "A maior habilidade em qualquer esforço é fazer o trabalho. Não fazer o trabalho que é fácil para você. Não fazer o trabalho que faz você parecer bem. Não fazer o trabalho quando se sente inspirado. Apenas fazer o trabalho ".

Os melhores desempenhos não são incrivelmente consistentes, mas são ótimos por serem consistentes. Um grande conteúdo das ciências sociais sugere que as atitudes freqüentemente seguem comportamentos. Os grandes artistas entendem isso, e garantem pelo menos fazer o trabalho todos os dias.

Ao escrever uma novela, o autor Haruki Murakami projeta seu dia com precisão e adere a uma rotina rigorosa. Mas ele é o primeiro a dizer que a rotina é uma ferramenta para apoiar o que mais importa - estar lá para fazer o trabalho. Ele também será o primeiro a dizer que estar lá não é fácil:

"Quando estou escrevendo um livro, eu me levanto às 4 da manhã e trabalho por 5 a 6 horas. À tarde, corro 4 km ou nado 1.500 metros (ou faço ambos), então leio um pouco e escuto música. Eu vou para a cama às 9hs da noite. Eu continuo com esta rotina todos os dias sem variação. A repetição em si torna-se importante; É uma forma de mesmerismo. Me hipnotizar para chegar a um estado de espírito mais profundo. Mas, para manter essa repetição durante tanto tempo - 6 meses a um ano - requer uma boa quantidade de força física e mental. Nesse sentido, escrever uma novela é como treinamento de sobrevivência. A força física é tão necessária quanto a sensibilidade artística.

O segredo dos artistas de classe mundial não são as rotinas diárias que eles desenvolvem - é que eles se apegam a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário