Machismo implícito: Homens se sentem mal quando suas parceiras tem sucesso

APA - American Psychological Association
Traduzido por Dado Salem

Auto-estima dos homens está relacionada aos sucessos e fracassos de suas parceiras




No fundo, muitos homens não gostam do sucesso de suas companheiras. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, revelou que a auto-estima deles pode ser ferida quando sua mulher ou namorada brilha.

Não importa se a mulher foi uma excelente anfitriã ou considerada inteligente. Os homens são mais propensos a se sentirem piores sobre eles mesmos quando a parceira tem sucesso que quando ela falha. No entanto, a auto-estima das mulheres não é afetada por sucessos ou fracassos de seus parceiros.

"Faz sentido um homem se sentir ameaçado se sua namorada o supera em algo que eles estão fazendo juntos, como a tentativa de perder peso, por exemplo" diz Kate Ratliff  PhD da Universidade da Flórida, autora do estudo. "Mas esta pesquisa encontrou evidências de que os homens interpretam automaticamente o sucesso da parceira como o seu próprio fracasso, até mesmo quando não estão em concorrência direta".

Os pesquisadores avaliaram 896 pessoas em cinco experimentos. Num deles, foram dados a 32 casais da Universidade de Virginia o que foi descrito como um "teste de resolução de problemas e inteligência social". Em seguida, foi dito que seus parceiros tiveram pontuação entre os 12% superiores e inferiores de todos os estudantes universitários. Ouvir que o parceiro marcou nota alta ou baixa no teste não afetou o que os pesquisadores chamaram de "auto-estima explícita" dos participantes - isto é, como eles disseram que se sentiram.

No entanto, os participantes também receberam um teste para identificar como eles se sentiram, inconscientemente, sobre o desempenho de seus parceiros, o que os pesquisadores chamaram "auto-estima implícita". Neste teste, um computador controla a velocidade com que as pessoas associam boas e más palavras com eles mesmos. Por exemplo, os participantes com alta "auto-estima implícita", ao verem a palavra "eu" na tela do computador são mais propensos a associá-la com palavras como "excelente" ou "bom" em vez de "ruim" ou "terrível".

Os homens informados que suas parceiras marcaram as maiores notas no teste, demonstraram significativamente menor "auto-estima implícita" do que aqueles que receberam a notícia que suas companheiras registraram as piores notas do grupo. Os participantes não receberam informações sobre o seu próprio desempenho.

Os resultados foram semelhantes em mais dois estudos realizados na Holanda, país que apresenta uma das menores diferenças de gênero no trabalho, educação e política, de acordo com o Índice de Igualdade de Gênero das Nações Unidas. No entanto, assim como os americanos, os holandeses disseram que se sentiram muito bem quando suas quando suas companheiras apresentavam bons resultados, mas o teste de "auto-estima implícita" revelou o contrário. No fundo, aqueles que souberam do sucesso de suas namoradas ou esposas, se sentiram piores sobre eles mesmos do que os homens que foram informados do fracasso delas.

Nos dois experimentos finais, realizados on-line nos Estados Unidos com 657 participantes, os pesquisadores descobriram que não importa se as realizações ou fracassos eram sociais, intelectuais ou relacionados com a próprios sucessos ou fracassos dos participantes - os homens inconscientemente ainda me sentiam pior sobre si mesmos quando suas parceiras haviam tido sucesso do que quando ela faracassaram. A "auto-estima implícita" dos homens sofre um duro golpe quando imaginam um momento em que suas mulheres ou namoradas conseguem em algo, enquanto eles falham.


Artigo: Gender Differences in Implicit Self-Esteem Following a Romantic Partner’s Success or Failure," Kate A. Ratliff, PhD, University of Florida, and Shigehiro Oishi, PhD, University of Virginia; Journal of Personality and Social Psychology

Nenhum comentário:

Postar um comentário