Impressões de um 8x0

por Dado Salem

"Quando fica bem escuro, pode-se ver estrelas" R.W. Emerson



O Santos Futebol Clube vendeu Neymar e foi a Barcelona fazer uma partida amistosa para celebrar a transferência do jogador. Perdeu de 8 a 0 num dos maiores vexames da história do futebol brasileiro. Quem assistiu o jogo viu que parecia brincadeira, profissional versus amador, um gato brincando com sua caça antes de matá-la de vez. No Brasileirão desse ano o Santos até agora ganhou 3 partidas, perdeu 3 e empatou 3. É portanto um time padrão da 1a divisão, mas diante do Barcelona parecia de 3a. Esta é a triste realidade, poderia ter acontecido com qualquer outro time brasileiro. Foi a desmoralização total, mas não só do nosso futebol.

1x0: Brasil Colônia 1: Desde que foi descoberto, o Brasil fornece suas de riquezas por quase nada. Daqui levaram nosso ouro e continuam levando Neymar, Gisele Bundchen, os melhores grãos de café, matérias primas de todos os tipos... o que é realmente bom vai para o exterior. Lá eles transformam, embalam, imprimem marcas desejosas e nos revendem a preço de ouro.

2X0: Brasil Colônia 2: O A.C. Milan criou o Milan Junior Camp,  uma colônia de férias, em vários lugares, inclusive no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador, onde centenas de crianças pagam para treinar futebol. Depois de uma semana saem todos apaixonados pelo clube, cantando o hino em italiano e com o sonho ver o Milan jogar na Itália. Alguém já ouviu dizer que algum clube brasileiro fez algo parecido por aqui? No exterior então nem se fala.

3x0: O Brasil é a 6a maior economia do planeta com um PIB de US$ 2,4 trilhões, onde o futebol é a grande paixão. A Espanha é a 13a economia com um PIB quase a metade do nosso, US$1,4 trilhões. A Itália ocupa o 8o lugar. Dizer que esses países tem mais dinheiro para contratar jogadores é engano. O que eles têm mais é competência, organização, gestão, honestidade, transparência e principalmente, vontade de fazer bem feito.

4x0: Os líderes brasileiros, na sua maioria, usam as instituições para benefício próprio, roubam o pão e ficamos com as migalhas. Falando ainda em futebol, Patricia Amorim, vereadora do Rio e ex-presidente do Flamengo - a maior torcida do Brasil, pegou o time em péssimas condições e deixou ainda pior. Se preocupou mais em alavancar a própria imagem do que com o clube, misturou a Câmara dos Vereadores com o Flamengo, dando emprego para familiares e usando jogadores como cabos eleitorais.

5x0: Uma das coisas que chama atenção do estrangeiro que chega por aqui é a falta de preservação do nosso patrimônio. Aeroportos, estradas, museus, prédios públicos, pontos turísticos mal conservados, cheios de gambiarras. Quando é feita uma obra de recuperação, costuma ser hiper-faturada e de baixíssima qualidade, fazendo com que logo em seguida tudo esteja caindo aos pedaços de novo. Países como Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda... fazem mais com muito menos, valorizam e preservam o que tem.

6x0: A falta de ética e o desrespeito pelo outro - a velha Lei de Gerson, é institucionalizada, faz parte da nossa cultura e aí não dá para culpar só os políticos e governantes. Sempre que há possibilidade o brasileiro se aproveita de um benefício indevido, paga uma propina para levar uma vantagem. O interesse pessoal vem na frente do coletivo numa visão sempre de curto prazo.

7x0: Ninguém mais defende seu time, sua torcida ou sua pátria. Cada um defende a si mesmo e seus próprios interesses. Se Pelé defendeu um dia o Santos F. C., Romário, ídolo de uma geração posterior, jogou no Vasco, no Flamengo e no Fluminense, três times da mesma cidade. O negócio sou eu, e o outro que se dane!

8x0: Não mais, não mais... por favor juiz, apita logo o fim do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário